REFORMASCampo transicional de mudanças de distribuição

REFORMAS

Este é um texto com muitas percepções, coisas que eu diariamente escrevo no meu Evernote. E coletando algumas notas e escritas, misturei tudo em um caldeirão para apresentar algumas percepções a respeito da profissão de fotógrafo. São assuntos misturados mas que no final das contas tem um ponto em comum: a busca pela excelência.

Não é um texto sobre o que você deve fazer mas sim sobre o que você deve pensar. As anotações a seguir são realizadas com base na minha vivência no mercado de fotografia, nas minhas verdades e que, portanto, pode ou não ser útil para você.

CUSTO É IGUAL UNHA, É PRECISO CORTAR SEMPRE.

Já colocou no seu orçamento o custo do café? E a lavanderia? E o gasto com gasolina? Maquiagem? Cuidado com custos mascarados, que geralmente não levamos em consideração na montagem do preço de um serviço/produto. Eles podem estar “sugando” seu lucro, sem que você perceba.

ESTAMOS PASSANDO POR REFORMAS.

Isso mesmo! Reformas. Estamos vivendo uma crise econômica mas principalmente um momento de mudanças. Estamos em um campo transicional onde a natureza da distribuição está sendo alterada. Já parou para pensar que os clientes de 5, 6 ou 10 anos atrás não são os mesmos? Que o perfil do consumidor mudou? Então não adianta fazer a mesma coisa e tentar vender para pessoas diferentes.

MOVIMENTE. PRODUZA.

Você está desanimado, tudo anda parado, as coisas não estão fluindo! Produza! Movimente. Isso mesmo. Fotografe. Saia sem rumo e fotografe. Pegue arquivos antigos e refaça o tratamento. Analise o seu site e mude alguma coisa. Faça uma nova proposta, altere o design da sua apresentação. Mude a sua marca? porque não? Na execução do trabalho, saia do comum, fuja do óbvio, caminhe, tente ver de outra forma. Em uma sessão externa, o mesmo quadro é visto de maneiras diferentes. Observe as linhas, observe os planos, respire, pense antes de clicar.

CORRA DA MANADA.

Se todos estão fazendo a mesma coisa, vestindo as mesmas roupas, usando o mesmo tratamento na pós-produção e etc., se você seguir será mais um entre muitos. Um exemplo claro é o que acontece no mercado com relação a equipamentos (Câmeras e objetivas). Vejo uma onda gigante de loucos trocando seus equipamentos pela tal Mirrorless (Sony/Fuji). Gastam fortunas comprando moda sem testar, analisar e procurar informações. Fazem dívidas e depois perdem fortunas vendendo para retornar ao que funcionava. Jogam dinheiro no lixo.

SEJA VOCÊ. ACEITE MUDANÇAS.

Eu faço assim. Minha conduta é assim. Eu só consigo olhar assim, só funciona assim. Não é errado ser você! Cultive as suas qualidades e virtudes. Não queira mudar a sua natureza. Mas entenda que tudo está mudando. O que quero dizer é o seguinte: O seu trabalho está a venda mas você não. Existe uma diferença grande nessa frase. Esteja aberto a mudanças, escute mais. Aceite críticas. Pergunte a opinião de uma mulher sobre o seu trabalho. Não dê desculpas. Não engane a si mesmo. A humildade te leva longe. A prepotência funciona como a ferrugem, destrói aos poucos. O mundo anda em processo acelerado de desconstrução. As mais variadas frentes de pensamento, as verdades absolutas estão sendo fragmentadas. Estamos em estado de disrupção.

FAÇA PERGUNTAS A SI MESMO COMO SE FOSSE UM CLIENTE.

Faça a seguinte pergunta a si mesmo: “Se fosse meu casamento, eu pagaria ou estaria disposto a investir este valor para contratar este profissional para o registro do meu casamento?” Muitas vezes o valor que você entrega não está em concordância com o preço que você cobra.

LEIA MAIS.

Um livro é uma ferramenta poderosa de conhecimento. Tudo está nos livros. Leia livros, procure entrar na alma do autor. Certamente ele tem muito a te ensinar. Eu tenho livros que leio duas, três vezes para entender a profundidade da informação. A leitura tem o poder de abrir um campo de possibilidades infinitas em nossas vidas e trabalha principalmente, a nossa criatividade. Conhecimento é tudo!

TENHA UMA META, UM PROPÓSITO.

Tudo bem, você quer ser um profissional da imagem e ganhar dinheiro e viver disso. Ok. Mas o que mais? Você tem alguma meta? Quer passar alguma mensagem? O que você faz tem algum propósito além da relação de troca? Ou tudo se resume a dinheiro? Acredito que o nosso ofício tem que ter a função de ir além, de transferir uma mensagem, de passar ou deixar algum ensinamento. E você? Já pensou o que quer ou, como quer estar daqui a 10 anos? Qual a sua causa?

VAI LÁ E FAZ.

Pega e faz. Está cansado? Pega e faz. Está desanimado? Pega e faz. Está frustrado? Pega e faz. Tem dúvidas? Pega e faz. Ninguém está pronto na vida para fazer qualquer coisa então pega e faz agora. Firmou um contrato com um cliente? Cumpra! Pega e faz! “Muitos homens, como as crianças, querem uma coisa, mas não as suas consequências” – José Ortega Y Gasset.

Tudo na vida é causa e consequência. Leve em consideração o lado positivo.

TENHA UM MENTOR.

Tenha um mentor. Se tem algo que eu posso te falar com propriedade e aconselhar é que você tenha um mentor. Andar sozinho é difícil. As pedras no caminho são enormes. Ter alguém para partilhar as ideias, as dúvidas ou até mesmo os erros, é fundamental. Ter um mentor ou alguém de confiança evita passos errados, evita erros irreparáveis. Um mentor te leva para um caminho diferente, novo e de luz.

E por fim, CORTE O CABELO.

Ahh? Como assim? Eu tenho a defesa de uma “tese” escrita com base nos mais profundos ensinamentos da psicologia humana e que demonstra em resultados empíricos, a importância e o bem de cortar o cabelo (Brincadeira com um fundo de verdade gente – risos). Mas é isso mesmo! Mude o corte, troque a cor, deixe crescer, muda tudo. Enche seu reservatório de energia boa, proporciona leveza, te leva para o novo. E se você não gostar do resultado, ele cresce novamente.

 

 

 

 

© Tulio Isaac – Mentoria para fotógrafos Coach para fotógrafos em Betim Coach Betim Coaching Betim Coaching em Belo Horizonte Cursos para fotógrafos Escola de fotografia Betim Escola de fotos em Betim Curso profissionalizante de fotografia em Betim Workshop de fotografia Curso de fotografia para iniciantes em Betim Cursos de fotografia em Betim Curso de fotografia em Contagem Curso de fotografia em Belo Horizonte Fotógrafo BH Fotógrafo Betim Cursos em Betim Escola foto Betim Consultoria para fotógrafos em BH Consultoria BH Consultoria fotografia BH Consultor de fotografia Aulas de fotografia particular Aulas de foto Betim Betim fotos