Por que utilizo o P&B?A conversão da imagem em Preto e Branco

A utilização ou a conversão de fotos em Preto e Branco apresenta inúmeras variáveis e conceitos.

Utilizo o P&B em parte do meu trabalho primeiro por uma preferência artística. Reflete um gosto pessoal. O Sentimento que quero transmitir com o meu trabalho, com meu perfil pessoal e com a relação a minha história e minha formação é apresentado de uma maneira melhor em preto e branco. No meu conceito a fotografia vai muito além do que técnica, do que equipamentos ou até mesmo modismos.

Fotografar emoção, beleza, traços de ternura e principalmente amor, exige uma entrega pessoal e por mais que a natureza humana enxergue na maioria das vezes, com mais facilidade as tonalidades e as variações de cor, eu tenho preferência por uma imagem que transmita algum sentimento e que faça o observador refletir.

Na minha visão usar o p&b é uma forma de aumentar o vínculo emocional da imagem com o observador.

A exclusão de cor portanto é usado por questões emocionais e pessoais? ou com o intuito de ter uma maior percepção emocional? Digo que sim.

O uso do preto e branco é usado por questões sentimentais em determinadas etapas do meu trabalho, embora também seja necessário a conversão por questões técnicas. Abaixo alguns exemplos e explicações e porque eu aplico o preto e branco em meu trabalho.

Exemplo 1

Captura ( ISO 6400 | 5D MarkIII | 35mm 1.4L em f/3.2 | 1/250 seg | flash off)

A primeira foto em Raw sem nenhum processamento. Observe que existe uma invasão de cores (tonalidade azul-magenta) da luz ambiente na pele da noiva e também no Dj. A tonalidade da pele aqui não é real. Não é um tom de pele real, com uma luz quente e equilibrada. Depois a foto após a conversão. Eliminando a saturação eu tenho uma imagem mais real e que não terá problemas no acerto de cor principalmente na impressão.

foto_antes-2
foto_depois-2

Exemplo 2

Captura ( ISO 1600 | 5D MarkIII | 35mm 1.4L em f/3.5 | 1/1250 seg | flash off)

A foto antes em raw, sem processamento. A imagem foi realizada as 16h e não tinha nenhuma luz externa além da luz natural. Porém, neste caso, o segundo plano (cerimonialista com o bouquet a direita da imagem, a luz dentro da igreja acima e a esquerda, os adesivos do carro atrás no vidro) são detalhes que podem desviar a atenção do observador para o ponto principal que é a emoção do pai da noiva. Neste caso a opção em converter a imagem para p&b é uma decisão pessoal e técnica no meu ponto de vista. E acho que é senso comum que a foto P&B combina com emoção. Na foto depois, após o processamento, observe como eu elimino todos estes detalhes em segundo plano que podem desviar a atenção do ponto principal da imagem.

foto_antes-3foto_depois-3

Exemplo 3

Captura ( ISO 6400 | 5D MarkIII | 85mm 1.2L em f/2.2 | 1/125 seg | flash off)

Na primeira foto em Raw sem processamento, observe que eu tenho uma luz ambiente muito “quente”, além do aceitável no meu ponto de vista. Contra os noivos, tenho ainda a direita a equipe de vídeo com um LED  com uma luz diferente da luz ambiente, mais “fria”. Faz um recorte bonito mas eu tenho variações de luz. Mesmo tentando efetuar a correção eu não consigo ficar no meio termo, com um tom de pele agradável sem acentuar a luz mais fria do Led. Após a conversão, tenho um padrão de luz recortando os noivos e iluminando o rosto do casal na medida. Ainda sim, elimino distrações no segundo e terceiro plano.

foto_antes-4foto_depois-4

Exemplo 4

Captura ( ISO 4000 | 5D MarkII | 35mm 1.4L em f/2.0 | 1/200 seg | flash off)

Na primeira foto em Raw tenho diversos elementos em vários planos que desvia a atenção do observador da imagem. Tenho um holofote ao fundo, uma placa colorida a direita e acima, a lanterna do carro chamando a visão do leitor, o guarda-chuva também chamando a atenção enfim, vários elementos que desviam a atenção para o ponto principal da imagem, que é a noiva descendo do carro. Após o processamento para P&B, consigo eliminar estes elementos que tendem a desviar a atenção para o ponto principal.

foto_antes-5foto_depois-5

Exemplo 5

Captura ( ISO 4000 | 5D MarkII | 135mm 2.0L em f/2.0 | 1/200 seg | flash off)

A foto antes em Raw na primeira dança do casal, tenho em segundo plano algumas luzes da pista de dança que recortam os noivos, invadindo o cabelo do noivo principalmente. Ainda sim, pelo semblante da noiva e pelo momento, a conversão em P&B favorece ou enrique a contemplação do momento único do casal. Após a conversão a foto transmite um amor maior, uma calmaria condizente com o momento.

foto_antes-6foto_depois-6

O uso do preto e branco tem muito a ver com meu conceito e estilo. Eu diria que representa cerca de 60% do trabalho final que entrego a meus casais. É utilizado com fundamentos técnicos, para a melhoria de uma imagem e o impacto visual que pretendo transmitir com cada imagem. Obviamente a utilização de imagens em cor são utilizadas em grande parte do trabalho, sendo respeitado as condições de luz ambiente, os momentos de um casamento e o clima visual e emocional de um grande dia.