Ter e dever terUma tensão dialética

Ter e dever ter!

Que saudade da época de escola ou faculdade, onde eu tinha professores que “corrigiam as minhas provas e meus erros”. Eu não fui um bom aluno. Na verdade eu sempre fui um sonhador, daqueles que passeavam pela avenida paulista de skate enquanto o professor fazia uma revisão da prova de matemática do dia seguinte. Se existe algo que posso me orgulhar é que sempre fui muito amoroso e na maioria das vezes a relação de aluno x professor ia além, com respeito e muita amizade. Ainda sou amoroso!

Acontece que na maioria das vezes somos solitários nessa profissão de fotógrafo. Por muitas vezes precisei de ajuda, de um auxílio, de uma dica, de uma palavra e faltou alguém! Um mentor. Umas das minhas prioridades hoje é ter um mentor (e se eu posso dar um conselho, consigam um o quanto antes). Mas onde quero chegar com isso?

Bom recentemente mudamos de casa e só então percebemos como acumulamos coisas desnecessárias, sem propósito. E essa grande aventura me fez também voltar a pensar o quanto o meu caminho foi difícil ou quantas pedras eu tive que desviar até perceber a relação “ter e dever ter”.
Me faltou inteligência emocional na minha jornada! A tal inteligência emocional…

Eu vivi uma tensão dialética ou contradição de idéias por muito tempo, dos equipamentos ou aquilo que eu realmente precisava e do que eu achava que precisava. Eu não tinha idéia!
Vivemos uma era onde achamos que precisamos de tudo, um consumismo exagerado e sem noção e quando falamos em fotógrafo meu amigo, aí surgem várias síndromes. Gosto muito da síndrome da teleobjetiva onde o fotógrafo se acha o deus quando está com uma nas mãos. Existe a síndrome do grip onde o fotógrafo nunca sequer ativou a função vertical ou precisou mais do que uma bateria em um evento mas ele está lá, com 10kg de equipamento nos braços somente para se sentir mais poderoso. Eu confesso que hoje estou curado depois de muita terapia! Mas até que eu obtivesse a “cura” posso dizer que já joguei muito dinheiro e muito tempo fora, comprando equipamentos que eu não usei. Já passei por Leica/ Nikon / Sony / Fuji / Canon! Já tive quase todas as objetivas da Canon!

Já comprei, vendi e voltei a comprar a mesma objetiva. Na recente mudança eu “descobri” que tenho 8 bolsas de equipamento, umas com etiqueta que eu nem me lembrava, sendo que não uso umas 6! Me senti um grande idiota quando eu percebi que tenho um armário de máquinas antigas, que comprei e também ganhei, mas que não uso nem como decoração! Alças ou strap de câmeras tenho 7 guardadas, sendo que não usei 5… um perfeito idiota!

Me faltou inteligência emocional. Faltou um mentor para me ajudar a entender o que eu realmente precisava, o que combinava comigo, com meu estilo, com a minha personalidade. Hoje eu não preciso mais do que 3 objetivas. Uso basicamente duas! Apanhei muito! Aprendi na porrada! Acredito que muita coisa que comprei serviu somente para “inflar” meu ego ou seja.. para nada! As vezes costumamos sofrer disso! Falsa segurança, excesso material, falso ser interior! Já achei lindo postar no meu blog algum equipamento novo que eu comprei… tenho vergonha!

Percorri longos e tortuosos caminhos, a viagem foi muito dura, me livrei de várias síndromes! Ainda hoje de vez em quando e raramente, tomo uma pílula rosa quando acho que estou enjoado com algumas curvas. E quando sinto que vou ficar enjoado primeiro ligo para a minha terapeuta e depois invisto em livros e conhecimento que é sem dúvida o melhor caminho e o melhor investimento.

E por falar em livros, eu recomendo este aqui (Cartas a um jovem fotógrafo – Bob Wolfenson) www.saraiva.com.br

Boa viagem e até a próxima!

Foto: Eu by Athina (minha menina de 8 anos, hoje com 11)

 

Fotos de casamento Betim Fotografia Betim fotografia em BH fotografia Bh fotos Bh fotos Betim Betim fotos casamento em Betim fotografia BH Belo Horizonte fotos de Casamento Book Betim Ensaio em Betim Fotos de casamento Pará de Minas Fotografia autoral curso de fotografia escola de fotografia Workshop de fotografia escola foto betim curso básico de fotografia betim curso completo de fotografia betim curso profissionalizante de fotografia Betim curso completo de fotografia BH curso completo fotografia Belo Horizonte fotógrafo casamento Belo Horizonte Fotógrafo casamento Betim