Empata

Empata

Comecei na profissão como fotógrafo por acaso, aos 28 anos. Hoje, com 40 vejo que o acaso tem algumas origens e que no final das contas, o passado ou as experiências que vivemos na verdade explicam o presente e o presente sempre irá explicar o futuro. Ou seja, nada é por acaso. Comecei sonhando, sonhando alto, um sonho que eu sequer imaginei que poderia viver um dia.

O início foi solitário. Difícil. Duro. Sofrido.

Para a minha alegria vieram aos poucos muitos! E em um piscar de olhos e passado um tempo, alguns foram embora. Triste pois não despediram. Não me deram um abraço.
Me lembro do meu primeiro casamento. Tremia como uma criança. Cada passo foi difícil, foi muito difícil. Lembro de passar semanas sem o telefone tocar. Mas eu tinha naquele momento uma luz interna que nada e nenhum obstáculo tinha forças para apagar aquele desejo. E a cada desafio, a cada porrada, a luz ia crescendo, ficando mais forte. Eu quando coloco algo na cabeça sai de perto.

Críticas?
Apanhei demais. Certa feita fiz uma foto de um prato servido em um casamento e me falaram que aquilo parecia estrume (entende rs). Mas a luz sempre aumentava. Aqueles que chegavam eu recebia, de coração aberto. Eu sou e sempre serei coração! Mole! Independente de quem chegou e se foi e quem for ou quem chegar. Se bate na minha porta eu abro e de braços abertos. Quer ajuda? Estou aqui. Quer uma palavra? Estarei aqui. Eu sempre estarei pois é minha natureza. Eu não mudo! Sou um aluno mediano! Na minha vida não existe frustração, rancor. Meu coração é bobo e a gente sofre. Faz parte.

Sou calado, de perfil introvertido. Os traços físicos da minha face não revelam minha alma. Minha fala chega a ser pausada misturada com o mineirês ( que eu amo demais ), ressoa para alguns um certo receio. Mas aqui, deixa eu falar uma coisa pro cê, sou manso, paizão, quero abraçar todos. Quero ver todo mundo bem! Quer fazer um teste, me manda um e-mail e aí pronto: vc está ferrado pois vou te responder um testamento, com toques de ousadia de um psicólogo que nunca passou na porta da faculdade sabe como é?

Se te mando um oi, mesmo que por aqui, por mensagem, é porque tenho amor pra vc. Se te ligo, sinto sua falta amigo ou quero sua amizade. Sou carente. Sou humano. Se um dia vc me falar que gosta de mim demais da conta, também estará ferrado para o resto da vida pois vc poderá até me dar tapa na cara, mas o que foi dito antes não vai mudar mais pois meu coração é bobão!

Nosso mercado? Sinto muito. Sinto por muitos estarem vivendo momentos estranhos, sinto por existir cada vez menos diálogo. Sinto por essa vida estranha, corrida, chata, atrapalhada. Ninguém mais tem tempo, todos desconfiam de todos. Acho que o homem perdeu a fé no homem e agora, enquanto escrevo isso, suspiro fundo pois não me conformo com esses tempos.

Aquela luz… dentro de mim, que ascendeu lá no passado, no início de tudo? Vou te falar…

Tentaram apagar..Mas ela continua forte.
Ela jamais irá apagar pois eu tenho um amor tão grande pelo meu ofício que é algo impossível de acontecer. E eu luto pelo meu ofício e pelas pessoas que estão nela.

Me considero um bom moço, do bem. Não tenho inimigos, não quero ter. Sou um pai de família, simples. Escrevo muito desde pequeno e esse texto é somente mais um entre milhares. Talvez eles fiquem de recordação um dia para as milhas filhas. Elas irão entender tudo ou não irão entender nada mas tá bom!

Meu erro? Minha mãe diz sempre que eu penso muito. E mãe você sabe como é: nunca erra.

Ah.. e sobre o título deste texto “Empata”, outro dia lendo a respeito, fiz um teste desses da internet e das 30 questões para saber se existia traços ali que caracterizava o perfil de um empata, 28 deram positivas. Hoje mesmo, conversando por mensagem com uma amiga, coisa de 1min e duas mensagens de ida e duas de volta, “senti” que ela não está bem. Estou acordado.
T. Isaac

 

© Tulio Isaac fotos Betim fotos BH fotos Belo Horizonte Fotos em Betim fotografo Betim fotos bh fotógrafos em BH fotografia Autoral Editorial de Moda Casamento Betim Noiva Betim Noiva Bh Noivas Betim Vestido de Noiva Betim Sessão de fotos Betim Sessão de fotos BH Sessão de Fotos Belo Horizonte