Cursos de fotografia e a indústria da fotografiaFaça valer seu investimento

Qual o curso que você já fez que realmente valeu cada centavo? Valeu o investimento?

Outro dia escutei um ator dizendo que uma peça de teatro só é boa quando ao final do espetáculo, você caminha até o carro ou a saída, refletindo a respeito do que foi apresentado.

Falando de fotografia, penso que um bom curso de fotografia ou um Workshop só é valioso quando te leva a refletir, quando eleva seu pensamento a querer aplicar uma mudança em algum detalhe do seu negócio, ou mesmo a mudar de forma completa tudo que você fazia até então.

Em 10 anos como fotógrafo eu já participei de inúmeros cursos, convenções, workshops. Alguns foram valiosos, mas infelizmente fiquei frustrado com a grande maioria. Perdi meu dinheiro, meu tempo e minha paciência. Sem generalizar, entendi que existe duas vertentes de palestrantes:

  • Aqueles que querem vender sua verdade absoluta
  • Aqueles que não transmitem a verdade absoluta

Já vi alguns querendo vender um produto pelo simples fato de estar sendo patrocinado por tal empresa, sem critério algum, sem o mínimo de mal-estar ou constrangimento de saber que está enganando para obter benefício.

Vi outros ficando ali na beira do muro, esquivando da verdade, por medo de que alguém possa querer copiar suas descobertas mirabolantes. Pior, escondendo seu erros, fracassos pois cá entre nós, neste mercado só temos vencedores, campeões em tudo. Neste mercado ninguém erra.

Certa feita, participei de um congresso de fotografia em São Paulo. Foi legal, vários palestrantes de diversos lugares. Mas algo me chamou muito a atenção. Enquanto alguns palestrantes (fotógrafos) ostentavam suas técnicas ultra modernas e secretas para não dizer absurdas,  e suas verdades, a grande maioria levantava para bater palmas. Eu olhava aquilo e me sentia um louco.

Era só eu que não concordava? Em outro momento entrou um palestrante no palco (Riccis Valadares). Ele usava uma LEICA e começou, de forma discreta a apresentar sua forma de pensar em um casamento. Em seu discurso, falava sobre as fotos que achava importante, como ele se portava, porque usava tal equipamento, ele explicava de forma verdadeira, sem esconder nada. De maneira simples, com um tom de voz baixo, ele falava sem desvios. Eu fiquei paralisado, anotei cada palavra que ele falava, eu enxergava alma em cada imagem, eu vibrava, eu dizia pra mim mesmo: – é isso! E para minha supresa e confirmando que eu era um louco, o auditório ficava cada vez mais vazio! Como assim? A melhor palestra e muitos estavam saindo? Eu não entendia. Depois ao retornar e ver a repercussão ns mídias, constatei que eu estava mesmo fora da rota ou louco.

Meu assombro de ver a falta de interesse foi enorme e ao mesmo tempo, refletindo profundamente sobre tudo aquilo, percebi que algo estava errado, ou caminhava para um caminho estranho.

Outro dia, tive a curiosidade de assistir um curso on-line de um fotógrafo que se auto denomina ninja.

Começou o vídeo no youtube e no meio do caminho o palestrante falou que chegava na recepção do casamento, colocava a 50mm em F/2 e atirava como ninja? Ah? O que? Desliguei na hora. Maldade. Falta de consideração com os que estão começando, que estão iniciando na profissão, falta de respeito com aqueles que vivem deste ofício.

Pouco tempo atrás, montei a 3ª edição do meu Workshop e comecei a divulgar. Até que uma interessada me disse: … mas Tulio você fala a verdade? Porque eu investi recentemente em um Workshop e sai de lá frustrada e prometi que jamais participaria de outro.

O que noto é que a grande indústria do mercado de fotografia de casamento, imoral e irresponsável, sai atropelando, pisando e mastigando os sonhos daqueles que querem construir um caminho de verdade, com coerência. Em meados de 2014 escrevi a seguinte frase em uma rede social:

“Discursos polêmicos são utilizados como ferramenta de marketing, desencorajando novos olhares da fotografia e maculando a profissão. Cada um tem a sua verdade e vive a sua realidade! Experiências devem ser compartilhadas com discernimento e coerência e não de forma irresponsável! Uma série de ambigüidades são faladas a torto e a direito e falta na verdade respeito pelo próximo! Querem calar a sua vez quando deveriam incentivar a sua coragem”.

E hoje, passado esse tempo, essa indústria desonesta continua a todo vapor. Com o advento então dos gurus dos palcos, das “sacadas” de mestre, dos métodos infalíveis, da fórmula de sucesso de como ganhar dinheiro sem esforço, sem suor, sem persistência, a coisa virou uma zona total. Curso on-line gratuito? Porque? Almoço de graça? Palco montado por imbecis para pegar desavisados.

E não mais aguentando a pressão e colhendo os frutos amargados do mal plantio, alguns começam a deixar a profissão. Pregaram tantas “verdades infundadas” que não aguentam mais viver na mentira e estão deixando o campo pela porta dos fundos.

Voltando a questão, qual é o curso ou palestra ou oficina de fotografia que vale a pena? E como saber em qual investir?

Se eu posso falar algo é o seguinte:

  1. Olhe o histórico do palestrante. Olhe sua trajetória. Olhe a “construção” entende?
  2. Pesquise! Pergunte a outros que já participaram. Solicite referências de quem já participou.
  3. Faça uma rápida pesquisa e veja se aquilo que o indivíduo fala tem consistência.
  4. Veja seu portfólio, suas ações, sua forma de ver o mundo, suas raízes.

Eu vendo, sou pago para ministrar cursos, workshops e consultorias. Mas ao contrário de muitos, encorajo meus alunos a serem os melhores, a construir uma caminhada com base, com luta, com desejo e comprometimento, sem meias palavras. Minha mensagem é que eles possam tirar o melhor proveito de suas virtudes e que sejam eles, que sejam verdadeiros. Eu os levo a refletir sobre como é possível ir longe, com coragem e com muito pouco, tal como eu comecei na profissão.

Eu vendo. Esse texto é para vender meus cursos, consultorias ou mentorias para fotógrafos, meus Workshops. É verdade. Sem rodeios.

 

Mas é verdade também que, o que eu vendo eu entrego.

 

Tulio Isaac – 9 9711 0451  | tulio@tulioisaac.com.br 

 

© Tulio Isaac – curso de fotografia bh,estudio fotográfico bh,curso de fotografia em bh,curso de fotografia,filmagem casamento bh,foto book,fotografia gestante bh,book fotográfico bh,fotógrafos em belo horizonte,fotografo casamento belo horizonte,lista casamento,fotógrafos de bh,foto e filmagem em bh,ensaio fotográfico bh,book fotográfico bh preço,filmagem de casamento bh,fotos de casamento em bh,fotografia infantil bh,estudio fotográfico bh centro,salão para casamento,estúdio de fotografia em bh,studio de fotos em bh,fotógrafo casamento bh,curso de fotografia profissional,fotógrafos para casamento em bh,fotos para casamento bh,álbum de casamento preço,curso técnico de fotografia,book fotográfico preço,álbum de fotos bh,foto e filmagem para casamento,fotógrafos festa infantil,graduação em fotografia,fotografia bh casamento,curso de fotografia a distancia,álbum para fotos de casamento,álbum de fotos de casamento,fotolivro de casamento,curso profissional de fotografia,fotógrafos profissionais em bh,book gestante bh,foto e filmagem casamento,graduação fotografia,agencia fotografia bh,vagas para fotografo em bh,sites de casamento bh,álbum de casamento personalizado,curso completo de fotografia,foto e video para casamento,fotografo para festa infantil,fotografia festa infantil preço,curso de fotografia bh,site casamento bh,filmagem para casamento,curso de fotografia em belo horizonte,faculdade de fotografia em bh,fotógrafos casamentos preços,fotografo para casamento preço,preço fotografo casamento ensaio newborn bh preço de fotografo para casamento site de fotógrafos profissionais de casamento preço de álbum de casamento empresa de fotografia de casamento studio fotográfico bh álbum de casamento moderno fotografia e filmagem para casamento valor de fotos de casamento curso de fotografia em betim curso fotografia de casamento fotografia profissional casamento agencia de casamento belo horizonte curso rapido de fotografia preço fotografia de casamento equipamentos fotograficos em bh fotografo para festa curso de graduação em fotografia faculdade fotografia bh curso de fotografia em betim mg curso de fotografia profissional bh curso de fotografia profissional em betim curso fotografia