COMPROMETA-SE, DESEJE.Seja forte, acredite em você!

O que fazer para obter mais seguidores nas redes sociais? O que eu posso fazer para ser diferente? Como vender melhor ou mais o meu trabalho de fotografia? Como encorajar as pessoas a seguirem aquilo que acredito ser o caminho perfeito para o meu negócio de fotografia de casamento? Será que eu posso atuar também como fotógrafa (o) de Família? Será que sou profissional em todos os processos do meu negócio? Minha postura é coerente com aquilo que defendo? É coerente com meu modo de ver a vida? Com meu estilo de vida? O que na verdade falta no meu estúdio de fotografia para sair na frente? Será que preciso de mais equipamentos ou melhores equipamentos? Se eu investir em um espaço legal, irei conseguir mais clientes? Preciso reduzir custos para investir mais em determinadas áreas? Devo investir em Marketing Digital? Participar de feiras de noivas? Será que devo publicar minha marca em alguma revista especializada? Quem sabe eu devo pagar links patrocinados em sites especializados? A embalagem de entrega das fotos é bacana ou condizente com minha venda? Será que preciso melhorar meus fotolivros de casamento ou álbuns de casamento? Mudar de fornecedor? Fazer parcerias? Participar de grupos específicos relacionados a fotografia? Ou Participar de grupos de Mães ou gestantes para que meu nome possa ser difundido no meio? Ando preocupado com a falta de retorno dos meus clientes. Na verdade, porque não recebo nenhuma mensagem grande, tal como um testamento dos meus clientes? Porque não recebo depoimentos lindos dos meus clientes? Mas eu fiz tudo certo, as fotos ficaram lindas e nenhum agradecimento? Ok! Se eu fosse noiva hoje como eu pensaria ao contratar um fotógrafo? Como eu pensaria para contratar um fotógrafo especializado em fotografia de famílias? Se eu estivesse do outro lado, quais seriam as prioridades ou os detalhes mais relevantes para a contratação de um fotógrafo? Preço? Valor? Qualidade? O que é qualidade? Referências? Noivas que já tiveram a experiência com determinado fotógrafo?

 

Estas são indagações normais e não há nada de errado em pensar dessa maneira para você fotógrafo que quer subir degraus ou alcançar patamares mais altos na sua profissão. São questionamentos até sadios mas que não podem chegar ao ponto de tornar-se algo incômodo ou latente em sua caminhada, pois isso irá te tirar do foco principal, que é você.

 

Eu já questionei muito a respeito de diversos pontos. No início e durante minha jornada como fotógrafo de casamento, já mudei muita coisa, já alterei tudo, já reorganizei pontos, eliminei outros, dei prioridade para alguns e após um longo período percebi que essa necessidade de mudança, ou esse pensamento em querer melhorar cada vez mais e em todos os processos pode, muitas vezes desviar o foco principal do negócio. Porque algumas coisas provavelmente irão acontecer de forma natural, sem intervenções. Se estamos direcionados e focados no objetivo maior de prestar um serviço de excelência para os nossos clientes, a colheita será abundante. Os resultados positivos irão aparecer. Agora, se algo que aprendi e que posso compartilhar nessa longa caminhada é o seguinte:

 

  1. Faça. Execute com louvor o que foi acordado com seu cliente. Queira fazer mais, entregar mais.
  2. Esteja comprometido. Comprometer-se com seu cliente, dar as mãos e acolher seu cliente é um fator de mudança.
  3. Clientes são diferentes. Como qualquer outro ser humano, expressam sentimentos de formas diferentes. 
  4. Acabe com o medo! O medo de tomar as rédeas de sua caminhada, medo do que os outros irão pensar. Apenas faça.
  5. Seja você 100%. Esqueça as interpretações. Você é o que é. Trabalhe duro e tenha o foco voltado para a sua subida.
  6. Acredite no trinômio Estudo x foco x positividade.
  7. Esqueça as ofensas. Olhe para frente. Esqueça o que seus concorrentes estão fazendo. Faça para você.
  8. Deixe de temer a “resistência natural”, as dificuldades que irão aparecer em seu caminho. Não existe o impossível.
  9. Siga em frente, vigiando o presente e sonhando com o futuro.
  10. Deseje ser uma pessoa melhor, um pai, marido, amigo, profissional melhor. Abaixe a cabeça e corrija seus erros.
  11. Esteja aberto a receber críticas, seja um agregador de idéias. Seja grato pelas oportunidade da vida.

 

E por fim, peça ajuda quando o “armário” estiver muito pesado.

“Sozinho vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe”.

 

Seja forte, acredite em você!

 

Tulio Isaac

 

 

 

 

© Tulio Isaac  – Fotógrafo de casamento em Betim Contagem Belo Horizonte Professor de fotografia em Betim Contagem BH Treinamento para fotógrafos em BH Consultoria para fotógrafos em Belo Horizonte Coach para fotógrafos em Contagem Fotografia de família em Betim Fotografia para iniciantes Aulas de fotografia em Betim Quero ser fotógrafo Escola de fotografia em Betim Escola de fotografia Betim Escola de fotos Betim Curso completo de fotografia Betim Luz e composição na fotografia de casamento Fotos em Betim Fotografia Betim Fotógrafo em Betim Fotógrafo Betim Fotografia de Casamento Betim